30 janeiro 2019

Os principais ensinamentos da Bíblia


    
A Bíblia é o livro mais reconhecido do mundo! Mas o que ela ensina? Esses são os ensinamentos principais da Bíblia:

Sobre Deus:

Deus é o personagem principal da Bíblia. Deus é eterno. Ele sempre existiu e sempre vais existir. Foi Deus que criou o mundo e tudo que existe, para ser bom. Tudo está debaixo de Seu poder e nenhum de Seus planos pode ser frustrado. Não existe outro Deus.

Deus é amor, é justo e é bom. Ele detesta o mal mas também tem misericórdia e gosta de perdoar quem se arrepende. Na Bíblia, Deus se revela em 3 formas ou pessoas diferentes: o Pai, Filho e o Espírito Santo. Não são 3 deuses diferentes, são 3 lados do mesmo Deus.

Referências bíblicas: Gênesis 1:1, Salmo 90:2, Provérbios 21:30, Isaías 44:6, 1 João 4:8, Salmos 86:5, Ezequiel 18:32, 2 Coríntios 13:14, Gênesis 1:1.
   
O homem e o pecado

Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança e os abençoou. Cada vida humana é preciosa. Ele também nos deu capacidade de escolha. Mas o primeiro casal, Adão e Eva, escolheram pecar (não seguir a vontade de Deus). Desde então, todos os seres humanos têm uma tendência para pecar e ficam escravizados pelo pecado.

O pecado nos separa de Deus e nos torna culpados. O castigo do pecado é a morte e a separação eterna de Deus, no lago de fogo. Mas Deus nos ama; por isso Ele criou um plano para nos salvar...

Referências bíblicas: Gênesis 1:27, Romanos 5:14, Romanos 3:23, Romanos 6:23, Gênesis 1:27.

Jesus

Deus decidiu pagar o castigo do pecado em nosso lugar. Ele veio à terra como um homem, Jesus.

Jesus cresceu e viveu como um homem normal, mas, sem nunca pecar. Depois, ele passou alguns anos pregando as boas notícias da chagada do Reino de Deus, fazendo milagres e expulsando demônios. No fim de seu ministério, Jesus foi crucificado. Na cruz, Jesus ofereceu a sua vida em troca da nossa, pagando o preço que nós merecemos.

Mas,Jesus não ficou morto. Três dias depois, ele ressuscitou! Como não tinha pecado, a morte não o podia reter. Jesus foi visto por mais de 500 pessoas depois que ressuscitou. Depois, ele subiu ao Céu, onde está agora, junto do Pai, intercedendo por todos os que crêem nele.

Referências bíblicas: Marcos 1:15, 1 Coríntios 15.3-8, Romanos 3:25-26, Atos dos Apóstolos 2:32-33, Atos dos Apóstolos 2:32-33.      

O Espírito Santo

Depois que subiu ao Céu, Jesus enviou o Espírito Santo para estar com todos que crêem nele. O Espírito Santo age no mundo, convencendo do pecado, da justiça e do juízo. Ele também capacita quem crê a seguir Jesus e a entender as coisas de Deus. O Espírito Santo mora dentro de todos os que são salvos.

Foi o Espírito Santo quem inspirou as pessoas que escreveram os livros da Bíblia. É por isso que a Bíblia é coerente, apesar de ter sido escrita por muitas pessoas diferentes ao longo de vários séculos.

Referências bíblicas: João 16:7-8, Atos dos Apóstolos 2:38, 2 Pedro 1:20-21, Atos doa Apóstolos 2:38.
    
A salvação

Ninguém consegue pagar o preço de seu próprio pecado. Nenhum ato de bondade consegue equilibrar as contas com Deus. Somente Jesus salva.

A salvação vem pela fé. Isso significa que você precisa reconhecer que você tem pecado e se arrepender (decidir mudar). Quando você crê que Jesus morreu e ressuscitou por seus pecados e confessa que ele é seu salvador, Jesus lhe salva, perdoando todos os seus pecados. Isso se chama justificação. O Espírito Santo mora dentro de você e você morre para o pecado, dedicando sua vida a seguir os ensinamentos de Jesus. Quem é salvo, também deve ser batizado.

Quem é salvo está livre da condenação do pecado e um dia irá ressuscitar para a vida eterna! Não se torna logo perfeito nessa vida, mas, Deus ajuda a vencer o pecado e a mudar de vida. Isso se chama santificação.

Referências bíblicas: João 14:6, Romanos 10:9-10, Romanos 6:3-4, Romanos 8:1-2, 1 Coríntios 15:22-23, Romanos 10:9-10     .

A igreja

A igreja é o conjunto de todos os salvos por Jesus. Deus quer que as pessoas se juntem como igreja para crescerem juntos e mais fortes. Ninguém é perfeito mas, pelo poder de Jesus, nos tornamos uma família unida. Juntos, aprendemos na Bíblia como viver para Deus.

Deus está onde dois ou três estão reunidos em seu nome. O Espírito Santo dá dons diferentes a cada pessoa, para ajudar no crescimento da igreja. A missão da igreja é fazer mais discípulos de Jesus.

Referências bíblicas: Hebreus 10:25, Mateus 18:20, 1 Coríntios 12:4-7, Romanos 12:4-5, Mateus 28:19-20, Hebreus 10:25.

Anjos e demônios

Os anjos são seres espirituais que Deus criou para servi-lo. Mas, o diabo e alguns outros anjos se rebelaram e agora lutam contra Deus. O lago de fogo foi criado para punir o diabo e seus anjos.

O diabo tem grande poder no mundo, porque todos os escravos do pecado estão debaixo de seu domínio. Os demônios tentam, oprimem e destroem vidas. No entanto, eles sabem que a guerra já está perdida e um dia vão ser castigados.

Os anjos fiéis a Deus obedecem a Seus mandamentos e ajudam os salvos nas batalhas espirituais.

Referências bíblicas: Hebreus 1:14, Mateus 25:41, Apocalipse 12:7-12, João 10:10, João 10:10.

O fim dos tempos

Um dia Jesus voltará. Quando isso acontecer, ele derrotará completamente o diabo e todos que se rebelam contra Deus. O pecado será eliminado, os mortos ressuscitarão e todos serão julgados. Quem se rebelou contra Deus sofrerá condenação eterna mas todos os salvos serão transformados e terão a vida eterna! Os salvos viverão para sempre na presença de Deus, sem mais sofrimento nem dor.

Referências bíblicas: Apocalipse 22:12, Daniel 12:2, 1 Tessalonicenses 4:16-17, 2 Pedro 3:10-14, Apocalipse 21:1-4, Apocalipse 22:12.

Fonte: bibliaon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...