07 abril 2018

Luís Inácio: rouba, mas faz

Justino era um pobre assalariado. Do pouco que ganhava, era obrigado a ‘investir’ compulsoriamente 35% de sua renda, em ações da empresa Avança Brasil. Havia muitas reclamações contra esta empresa e a sua direção. As reclamações eram de que os dirigentes eram corruptos e não faziam nada em prol dos acionistas mais pobres.
Diante disso, um grupo de acionistas, de médio porte, convenceu a maioria dos acionistas mais pobres, inclusive Justino, a elegerem como presidente geral da empresa, Luís Inácio, um semianalfabeto, que nunca havia sido dirigente nem de uma quitanda. As idéias de Luís Inácio sempre foram de ‘revolucionário’, grevista e 'defensor' dos trabalhadores. O discurso de Luís Inácio preocupava clientes e fornecedores da empresa, temendo que ele fizesse o que sempre pregou: dar calote nos credores e perder totalmente a confiança da empresa, levando-a à falência.  
Justino tinha pouco conhecimento sobre economia, administração e contabilidade. Achava que estas coisas eram discurso de acionistas de elite, para enganar e oprimir aos mais pobres. A esta altura, Luís Inácio publicou uma carta aos acionistas, que certamente não fora ele que escreveu, devido à sua falta de escolaridade e cultura. Justino e a maioria dos acionistas mais pobres se deixaram seduzir pelo discurso de Luís Inácio, que se auto apelidara ‘Luizinho Paz e Amor’.
Luiz Inácio foi eleito presidente da empresa e fez um discurso emocionante. Justino foi às lágrimas, pois, agora o presidente da empresa era alguém do nível dele e, certamente, iria trabalhar para melhorar a situação dos 'menos favorecidos'. Luiz Inácio mudou o nome da empresa para ‘Brasil, um país de todos’.
No primeiro ano, Luís Inácio começou a fazer o contrário de tudo o que sempre prometeu. Aumentou as contribuições, criou vários cargos para os seus aliados, reformou o Plano de aposentadoria cortando ‘privilégios’, distribuiu dinheiro da empresa para invasores de terra e para blogueiros mentirosos que mentissem a seu favor, etc. Alguns aliados de longa data, que haviam lutado para que Luís Inácio se tornasse presidente, esbravejaram e o abandonaram, chamando-o de traidor. Luís Inácio os chamou de radicais e continuou a sua gestão, com grande propaganda de que melhorara a empresa e principalmente a vida dos mais pobres.
Três anos depois, descobriu-se um grande esquema de corrupção. Houve a denúncia de que as decisões do conselho administrativo da empresa eram, na verdade, compradas. Cada conselheiro recebia uma quantia mensal para aprovar tudo o que Luís Inácio queria. Vários auxiliares de Luís Inácio, inclusive o seu principal assessor, foram denunciados à Justiça por corrupção, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e vários crimes. Mas, Luís Inácio disse que não sabia de nada e não foi denunciado.
Luís Inácio foi reeleito para o cargo, alegando que fora traído por algumas pessoas, sem dizer por quem e prometeu combater a corrupção na Presidência da empresa. Depois de dois anos da reeleição de Luís Inácio, uma grande crise econômica atingiu o mundo e a empresa também fora atingida. Entretanto, Luís Inácio ao invés de cortar gastos, recomendava os acionistas a gastarem mais e ele mesmo aumentava gastos e emprestava dinheiro para amigos, que sabia-se que nunca iriam pagar. Para ele, aquilo não era uma crise, era apenas uma ‘marolinha’.
Terminado o seu segundo mandato à frente da empresa, pelas regras, Luís Inácio não poderia mais continuar. Ele escolheu uma de suas assessoras, que nunca havia ocupado nenhum cargo administrativo. Habilidoso na propaganda, Luís Inácio, com altíssima popularidade, convenceu os acionistas a elegerem Dona Vanda como sua sucessora.
Na gestão de Dona Vanda, logo começaram a aparecer os resultados das irresponsabilidades de Luís Inácio. Mas, a ordem era para nunca atribuírem a culpa a ele, pois, segundo dizia-se, ele foi o melhor presidente que a empresa já tivera e ajudara principalmente aos mais pobres. Os problemas da empresa, no entanto se avolumavam: as dívidas crescendo, péssimo relacionamento da direção com o conselho administrativo e em um único ano, Dona Vanda teve que demitir seis assessores diretos, envolvidos com corrupção. Durante o seu governo, foram concluídos os processos contra vários assessores de Luís Inácio, acusados de corrupção, os quais foram presos.
Terminou o primeiro mandato de Dona Vanda e Luís Inácio e aliados convenceram os acionistas de que a melhor opção seria Dona Vanda continuar no comando da empresa. Mentiram, enganaram, fizeram falsas promessas, compraram votos e acabaram ganhando as eleições. Mas, houve denúncias na Justiça de que a eleição fora ganha com usos de recursos ilícitos. No entanto, Dona Vanda e aliados diziam que isso era intriga da oposição que não se conformava com a derrota.
Logo no primeiro ano do segundo mandato, ficou comprovado que havia uma quadrilha montada desde a gestão de Luís Inácio, que contratavam empreiteiras corruptas a preços muito altos, para realizar serviços na empresa. Em contrapartida, estas empreiteiras devolviam bilhões de reais em propinas para os aliados de Luís Inácio e Vanda. Abriu-se um processo e descobriu-se que Dona Vanda fizera empréstimos sem a aprovação do Conselho administrativo e emitira decretos ilegais para maquiar as contas da empresa, apresentando relatórios falsos aos acionistas e credores. Isso resultou na demissão de Dona Vanda e o seu vice Michel assumiu. Dona Vanda e Luís Inácio que no passado encheram Michel de elogios agora o chamavam de golpista.
As investigações, denúncias e processos na Justiça avançaram. Luís Inácio se tornou réu em dez processos e já foi condenado em um deles, a doze anos de prisão. Justino e a maioria dos acionistas ficaram revoltados ao saber que foram roubados durante 13 anos por Luís Inácio e seus aliados. Entretanto, mesmo diante de tantas provas e condenações da Justiça, os aliados insistem que Luís Inácio é inocente. Chegaram agredir os acionistas que o criticam, chamando-os de coxinhas e golpistas. Falaram até que Justino é um ‘mal agradecido’ e que ‘cospe no prato que comeu’. Outros dizem que Luís Inácio rouba, mas, faz. Enquanto isso, Luís Inácio e sua família que não tinham nada, estão muito ricos, embora ele irá passar o resto dos seus dias na prisão.

Por Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...