TEXTO ÁUREO:
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14)
VERDADE PRÁTICA:
“Santificação é especialidade do Espírito Santo; ela é instantânea e ao mesmo tempo progressiva, pois acompanha o crescimento espiritual do crente.”
Hinos sugeridos: 247, 363 e 455 da Harpa Cristã.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Pedro 1.13-23
13 – Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14 – como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 – mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
16 – porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
17 – E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18 – sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,
19 – mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 – o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;
21 – e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.
22 – Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro;
23 – sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.
OBJETIVO GERAL:
Mostrar o quanto devemos estar comprometidos com a ética do Espírito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Apresentar a santificação no Antigo Testamento;
- Explicar a santificação no Novo Testamento;
- Aplicar o exemplo de santificação à vida dos alunos.
INTRODUÇÃO
Na lição passada, estudamos o tema o fruto do Espírito: o eu crucificado. Vimos nessa lição, o fruto do Espírito na vida do crente; a relação entre fruto do Espírito e os dons espirituais; e a oposição que há entre o Espírito e a carne.
Na lição desta semana, estudaremos o tema: Santificação: comprometidos com a ética do Espírito. Discorreremos nesta lição sobre a santidade no Antigo e no Novo Testamento e sobre a santidade na vida do crente.
Quando falamos de santidade, precisamos ter em mente, que somente Deus é santo em si mesmo, na sua essência e natureza. Portanto, ninguém pode ser santo por si mesmo, ou na mesma proporção que Deus é. Se andarmos no Espírito, Ele nos santifica e assim, refletiremos a Sua santidade em nosso modo de viver.
I. A SANTIFICAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO
Deus é absolutamente Santo, em seu caráter e essência. Nele não há trevas nenhuma. Deus é Santo em si mesmo, sem necessitar de nenhuma interferência externa. Deus não se mistura com o mal. Sendo assim, Ele exige que o seu povo seja também santo. (Lv 20.7). No Antigo Testamento há três palavras para tratar da santificação: Santificação, consagração e purificação.
1. A santificação. A santificação é a separação de tudo o que é impuro ou profano, para pertencer exclusivamente a Deus ou ao seu serviço. Em todo o Antigo Testamento, Deus faz questão de separar o seu povo das nações idólatras e os objetos e pessoas usadas no culto ao Senhor, das coisas imundas. Profanar as coisas de Deus é considerá-las comuns, não lhes dando o devido valor.
O verbo hebraico “kadash” (santificar) ou o substantivo “kadosh” (santo) significam “ser santo, ser santificado, santificar, ser posto à parte”. Esta palavra e os seus derivados são usados 830 vezes no Antigo Testamento. O conceito de “kadosh” no Antigo Testamento é separar algo ou alguém do uso comum para o serviço de Deus.(1 Sm 7.1).
2. A consagração. A consagração é parte da santificação. Se por um lado, santificar é separar daquilo que é profano para o serviço de Deus, a consagração é a dedicação de pessoas, lugares ou objetos a Deus. Uma vez consagrado ou dedicado a Deus, não pode ser usado para outros fins.
Embora sejam palavras distintas, santificação e consagração podem significar a mesma coisa em algumas partes do Antigo Testamento, dependendo do contexto. Por exemplo, em Êxodo 28.3, Deus ordena que se façam vestes para Aarão e seus filhos para santificá-lo, ou para consagrá-lo.
3. A purificação. O termo hebraico ‘tahor’, que significa “puro, limpo” derivado do verbo taher, “ser limpo, puro”, e “qadosh”, “santo”, do verbo qadash, pertencem ao mesmo campo semântico. Referem-se à santidade de Deus (Is 6.3; Hc 1.13) e às pessoas que se aproximam dEle e se purificam de toda sorte de pecado e idolatria (Sl 51.10; Ez 36.25).
A versão grega do Antigo Testamento, a Septuaginta, traduziu a palavra “tahor” pela palavra grega “katharizo”, que significa “tornar limpo, limpar, purificar” e o verbo “kadash” por “hagiazo”, que significa “santificar ou consagrar”. O adjetivo grego “hagíos”, “santo”, traduz 20 palavras hebraicas do Antigo Testamento como kadash, kadosh, kodesh, entre outras.
SÍNTESE DO TÓPICO I:
O Antigo Testamento mostra que a santidade de Deus se originou nEle mesmo, ela é a plenitude gloriosa de sua excelência moral.
II – A SANTIFICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO
Diferente do que acontece no Antigo Testamento, no Novo Testamento inexiste o conceito de consagração e pureza rituais ou lugares e objetos sagrados. Entretanto, há também a exigência da santificação, como condição indispensável para se ver a Deus (Hb 12.14).
1. Uma obra da Trindade. Nós cremos em um único Deus, que subsiste eternamente em três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Estes três são um único Deus, iguais em substância, poder, majestade e atributos. Como vimos nas duas primeiras lições deste trimestre, os três atuam juntos na obra da redenção. A santificação é um dos aspectos da salvação, junto com a justificação e a regeneração e é uma obra da Trindade na vida do crente.
2. Natureza da santificação. A santificação no Novo Testamento é operada pelo Espírito Santo no interior do homem e tem duas dimensões:
a) Santificação posicional. Acontece no momento em que o pecador aceita a Cristo como Seu salvador e é declarado santo. (1 Co 1.30)
b) Santificação progressiva. Acontece durante a nossa vida cristã, conforme nos entregamos a Deus e praticamos as disciplinas da vida cristã.
3. Uma necessidade. A santificação não é uma opção na vida do cristão. É uma necessidade. Sem ela, ninguém verá o Senhor. (Hb 12.14). Quando recebemos a Cristo como salvador, somos justificados por Ele. A sentença de morte que havia contra nós é rasgada por Cristo. A nossa dívida é perdoada e somos declarados justos. Este aspecto da salvação é chamado de justificação. Depois disso, o Espírito Santo opera em nós o novo nascimento. Estávamos mortos em nossos pecados e ofensas e não teríamos condições de sozinhos, buscar a Deus. O Espírito Santo nos capacita a vivermos uma nova vida. Somos criados novamente em Cristo. Este aspecto da salvação é chamado de regeneração. Por último temos a santificação que é a separação de tudo que é impuro e dedicação exclusiva a Deus. Esta santificação é instantânea, na santificação posicional, mas, é também um processo, na santificação progressiva.
SÍNTESE DO TÓPICO II
No Novo Testamento a santidade é a semelhança do caráter de Cristo.
III – A SANTIFICAÇÃO APLICADA AO CRENTE
A santificação não é uma obra humana. O Espírito Santo é quem produz santidade no crente. O nosso padrão de santidade é o Senhor Jesus. O Espírito Santo nos molda, tornando-nos parecidos com Cristo.
1. A comunidade de Jesus. Assim como a nação de Israel era considerada propriedade particular de Deus, a Igreja também é considerada Coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3.15); reis e sacerdotes de Deus (Ap 1.6) geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido (1 Pe 2.9). Sendo assim, da mesma forma que Deus exigiu santidade do povo de Israel, Ele exige que a sua Igreja seja santa.
2. Uma vida santificada. Somos santificados de três formas: Pela Palavra de Deus (Jo 17.17), pelo sangue de Cristo (Hb 9.12) e pelo Espírito Santo (1 Pe 1.2). Através da leitura e meditação na Palavra de Deus somos confrontados na nossa velha natureza e somos orientados a ter o caráter de Cristo. O Espírito Santo, por sua vez, opera em nós a transformação e nos aproxima de Deus. O sangue [ou a morte] de Cristo pagou o preço da nossa e aplaca a ira de Deus, trazendo-nos paz com Deus. O caráter de Cristo não combina com ódio, inveja, discórdias, brigas, mentiras, palavrões, violência, falsidade, avareza e outras coisas desse tipo. A santificação nos torna parecidos com o estilo de vida de Cristo.
3. O que é ética? A palavra ética vem do termo grego “ēthos”, que significa “hábito”, “costume”. A Ética é definida pela filosofia como um conjunto de valores morais, que estabelecem as diretrizes que regulamentam a vida da humanidade em sociedade. Existem pelo menos três categorias de ética, com as suas respectivas subcategorias: Humanista, naturalista e religiosa.
a) A ética humanista. Tem o ser humano como o centro de tudo. Dentro desta perspectiva, tudo aquilo que trouxer ‘benefício’ à sociedade deve ser aceito. Dentro desta ética estão o existencialismo, o utilitarismo e o hedonismo.
b) Ética naturalística. Fundamenta-se nas leis da natureza e considera que tudo aquilo que é natural é bom.
c) Ética religiosa. Tem como fundamento aquilo que a religião acredita ser moralmente correto, de acordo com os princípios da divindade que acredita.
A ética cristã está nesta última categoria. Os princípios e práticas do que é certo e errado no Cristianismo estão baseados nas Escrituras Sagradas. Portanto, o que norteia o padrão de conduta do cristão é a Palavra de Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O Espírito Santo é a fonte de santidade, segundo o padrão de Jesus Cristo.
CONCLUSÃO
A santificação é a marca de uma vida na plenitude do Espírito. Ser santo é fugir de toda aparência do mal e ter um estilo de vida semelhante ao de Cristo. Entretanto, precisamos entender o conceito de santificação na Bíblia, para não a confundirmos com legalismo, isolacionismo, ritualismos, monasticismo ou ascetismo.
Pb. Weliano Pires
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Ministério do Belém
São Carlos - SP
REFERÊNCIAS:
REVISTA LIÇÕES BÍBLICAS. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre 2021.
REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre 2021.
LENNOX, John C. Contra a Correnteza: A inspiração de Daniel para uma época de Relativismo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.49-50.
GEE, Donald. Como Receber o Batismo no Espírito Santo: Vivendo e testemunhando com poder. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.60,61.
CONEGERO, Daniel. O que é étca cristã. https://estiloadoracao.com/o-que-e-etica-crista/