13 abril 2018

Os cinco pilares da Reforma Protestante


A Reforma Protestante foi um movimento que procurou voltar às bases do ensinamento da Bíblia, tirando as tradições erradas que tinham surgido ao longo dos séculos. O movimento protestante se baseia em cinco princípios fundamentais os “CINCO SOLAS”, ou “CINCO SOMENTE”.

1. Sola Scriptura - Somente as Escrituras

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” ( 2 Timóteo 3:16-17).

Todo ensinamento deve ser fundamentado na Bíblia, que é a palavra de Deus. Ela é a única autoridade divina para a fé. Todo ensino e toda tradição devem ser analisados à luz da Bíblia. Se não está bem fundamentado na Bíblia, não vale como doutrina!

2. Sola Fide - Somente a Fé

“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’.” (Romanos 1:16-17).

Só existe uma forma de alcançar a salvação: pela fé. Por mais que façamos, nossas obras não conseguem nos salvar do pecado e suas consequências. Somente quando cremos em Jesus como nosso salvador, é que recebemos a salvação. Uma vida de boas obras é consequência da salvação, não o contrário.

3. Sola Gratia - Somente a Graça

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9)

Deus não nos salva porque merecemos. Ninguém merece a vida eterna, porque todos pecaram. Não há nada que possamos fazer para merecer a salvação. Mas Deus nos oferece a salvação por sua graça (favor imerecido), porque ele nos ama!

4. Solus Christus - Somente Cristo

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.” (1 Timóteo 2:5-6).

Jesus é o único caminho para a salvação e o único mediador entre nós e Deus. Ele pagou o preço por todos os nossos pecados! Por isso, quando o reconhecemos como nosso salvador, nossos pecados são todos perdoados. A única coisa que precisamos fazer é arrepender-nos. Em Jesus temos acesso direto a Deus, sem mais intermediários.

5. Soli Deo Gloria - Somente a Deus a Glória

“Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!” (Salmos 115:1)

Deus é o único que merece toda a glória e toda a adoração. Ele é o único Deus Verdadeiro. Ele está presente em todos os lugares, pronto para nos ouvir, quando nos voltamos para Ele. Por isso, não devemos adorar nem orar a deuses falsos, imagens, ou santos. Essa glória pertence somente a Deus.

Toda a glória seja dada a Deus, cuja graça nos salvou, pela fé em Jesus Cristo!

FONTE: www.bibliaon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PADRÃO DE CONDUTA NA CAMINHADA CRISTÃ

(Comentário do 1º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos do padrão de conduta d...