05 janeiro 2018

Pais, criem os seus filhos na disciplina do Senhor


“… mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6.4b).

Depois de tratar do aspecto negativo, a palavra de Deus orienta os pais a lidar com o aspecto positivo. Destacamos alguns pontos:
1) Os pais devem forjar nos filhos um caráter cristão. Os filhos precisam ser criados e nutridos não apenas fisicamente, mas, sobretudo, moralmente. O maior legado que um pai deixa para seus filhos é a dignidade de uma vida irrepreensível.
2) Os pais, também, precisam disciplinar os filhos. Disciplina não é castigo, é discipulado. É estar do lado dos filhos para ensiná-los no caminho e servir de modelo para eles e para trazê-los de volta para a rota sempre que eles se desviarem da vereda.
3) Os pais precisam, ainda, admoestar com palavras sábias seus filhos. A admoestação é o ensino verbal, a instrução na verdade, a orientação segura, a advertência sábia. Aquilo que os pais têm no coração, precisam inculcar nos filhos. Os valores morais que ostentam na vida precisam esculpir nos filhos. Na dinâmica da vida, os pais precisam instruir e advertir.
4) Os pais precisam lutar pela salvação dos filhos. Fracassam os pais que dão aos filhos apenas as coisas boas desta vida, mas os privam dos valores eternos. Os filhos são a herança de Deus para os pais e o seu maior tesouro. Por isso, precisam ser o alvo de seus maiores investimentos.

(Lição 14, do Livreto devocional 'CADA DIA', do Pr. Hernandes Dias Lopes, publicado pela LPC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PADRÃO DE CONDUTA NA CAMINHADA CRISTÃ

(Comentário do 1º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos do padrão de conduta d...