19 janeiro 2018

Namoro Cristão: como escolher?


O namoro cristão é um tema de suma importância e merece reflexão, pois, envolve e pode comprometer o futuro das pessoas. Para algumas pessoas,  existe uma pessoa ideal, que combina em tudo conosco, que nos ama de verdade e até morrerá por nós.
Sabemos que na prática não é bem assim.  Existem namoros que parecia que dariam certo e não deram. E outros, que estava claro que não dariam certo,  mas, as pessoas insistiram em casar e brigam muito ou se separaram.

Como em todas as decisões do Cristão, entendo que o namoro, também deve ser precedido de oração.  Isto, porque nós não somos oniscientes como Deus, para conhecer o coração das pessoas e alguns conseguem se disfarçar muito bem. Se a outra pessoa está apaixonada,  o disfarce fica mais fácil ainda.
Pois bem, o que o jovem cristão deve fazer antes de namorar?

1) Deve orar a Deus,  para que Ele coloque em seu caminho a pessoa certa e afaste as pessoas erradas.

2) Se começar a se interessar por alguém,  deve continuar orando, pedindo a Deus discernimento,  para perceber se aquela pessoa tem ou não a aprovação de Deus. Tenho certeza que Deus vai falar de alguma forma: seja em profecia, sonho, atitudes da pessoa, aviso dos pais ou amigos, etc. Deus não deixa enganado aquele que tem intimidade com Ele.

3) Deve estabelecer critérios de observação, para a pessoa que você está interessado ou para quem estiver interessado em você:

a) Esta pessoa serve a Deus de verdade?

b) Esta pessoa tem algo em comum com você? Claro que as pessoas são diferentes e você não não vai achar alguém exatamente igual a você,  que goste de tudo o que você gosta. Nem irmãos gêmeos são assim. Mas,  as diferenças não podem ser gritantes, a ponto de impossibilitar a convivência.

c) Como é o relacionamento desta pessoa com a família e amigos? Lembre-se de que alguém que não respeita pais, irmãos e amigos não irá lhe respeitar.  É amável  e sociável?  Ou é uma pessoa isolada do mundo, que ninguém consegue chegar perto? Cuidado! Pessoas com vocação para serem monges e freiras não devem casar.

d) Como é a vida profissional desta pessoa? Trabalha ou é sustentado pelos pais? Se não trabalha,  pelo menos estuda? Quais são os planos dele (a) para o futuro?

e) Qual é a chamada desta pessoa na obra de Deus? Tem a ver com a sua? Se ele tem chamada para o Ministério, você (no caso das moças) está disposta a ser esposa de pastor? Se você (no caso dos rapazes) sente de Deus a chamada para o Ministério,  acha que esta pessoa irá contribuir ou prejudicar o seu Ministério?

4) Esteja atento a todas as possíveis respostas: de Deus, dos seus pais e amigos, pois,  eles vêem melhor do que você,  amam você e só querem o seu bem. Jamais insista em começar, ou continuar um namoro, que está claro que não dará certo, pensando em mudar a pessoa depois que casar.

Acho que estes quesitos irão ajudar muito àqueles que pretendem namorar, mas, estão na dúvida. Eu concordo plenamente,  que crente só deve namorar se tiver a intenção de casar.  Namoro sem propósito não é coisa de Cristão e certamente, não acabará bem.

Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PADRÃO DE CONDUTA NA CAMINHADA CRISTÃ

(Comentário do 1º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos do padrão de conduta d...