29 dezembro 2017

Marido, viva a vida comum do lar

“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento…”.(1Pe 3.7).

Pedro destaca quatro cuidados que o marido deve ter com sua esposa:

1) O cuidado físico. “Maridos, vós, igualmente vivei a vida comum do lar”. Essa expressão significa a intimidade física, que proíbe separações desnecessárias, e implica em mútua comunhão de bens e pessoas, com prazer e harmonia.

2) O cuidado intelectual.  “… com discernimento”. O discernimento é fruto do conhecimento. Homem e mulher são dois universos distintos com profundas diferenças físicas e emocionais. O marido precisa “ouvir a esposa com o coração” e falar a verdade em amor com ela.

3) O cuidado emocional. “… tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil”. O marido precisa tratar sua mulher com romantismo. É óbvio que Pedro não está dizendo que a mulher é a parte mais frágil em termos mentais, morais ou espirituais, mas sim, em termos físicos. O marido deve tratar a esposa como um vaso caro, belo e frágil, que contém um tesouro precioso.

4) O cuidado espiritual. “… tratai com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”. Se o marido falhar em amar, honrar e respeitar sua mulher, tal comportamento irá interromper suas orações, pois os suspiros da mulher maltratada se interpõem entre as orações do esposo e os ouvidos de Deus.

(Lição 07, do livreto devocional 'CADA DIA', do Pr Hernandes Dias Lopes publicado pela LPC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESPÍRITO SANTO CAPACITANDO AS TESTEMUNHAS

(Comentário do 2º tópico da LIÇÃO 13: O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, falaremos da capacitação do...