05 dezembro 2016

Critérios da Assembléia de Deus para a consagração de obreiros.


"A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro." (1 Timóteo 5.22)

Separar obreiros é uma tarefa do pastor da Igreja. Não é algo fácil de se fazer, pois, o pastor não é onisciente e está sujeito a erros. Escolhas erradas trazem grandes prejuízos à Igreja e podem prejudicar o próprio obreiro escolhido, pois, se ele não tiver chamada para o Ministério ou não estiver preparado, pode se decepcionar e até morrer espiritualmente.

Devido a muitos problemas enfrentados ao longo de sua história e, pensando em melhorar o perfil dos seus obreiros, o Ministério do Belém estabeleceu alguns critérios, para a separação de obreiros, a partir de diácono. Infelizmente, nem todos os pastores seguem estas recomendações e usam o famoso 'jeitinho brasileiro', para burlarem as regras. Mas, bom seria se todos seguissem estes critérios, para benefício da própria Igreja.

1) Deve ter pelo menos três anos como membro da Igreja. Uma das recomendações bíblicas de Paulo a Timóteo para a ordenação de Presbíteros, é que este não fosse 'neófito'. Esta palavra vem de duas palavras gregas: neo (novo) e fide (fé). Portanto, significa 'novo na fé' ou novo convertido. É preciso um certo tempo de conversão, para que o novo crente saiba o que significa ser cristão e seja lapidado pelas provações e, então, pensar em ser um obreiro.

2) Deve ser batizado no Espírito Santo. A Assembléia de Deus é uma Igreja pentecostal, ou seja, acreditamos na atualidade dos dons do Espírito Santo. Entendemos que o Batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder, que capacita o crente para fazer a obra do Senhor com fé e ousadia. O próprio Jesus, antes de subir ao céu, ordenou aos seus discípulos que ficassem em Jerusalém, aguardando o revestimento de poder, para depois saírem pelo mundo pregando o Evangelho. Sendo assim, não faz sentido consagrar um obreiro que ainda não teve esta experiência com Deus.

3) Deve ter pelo menos o curso básico em teologia. Uma das principais tarefas do obreiro é pregar o Evangelho. Para fazer isso, evidentemente, ele deve conhecer a Palavra de Deus. O curso básico em teologia ensina o básico das doutrinas fundamentais da fé cristã. O correto seria que todo obreiro concluísse pelo menos o curso médio, pois, este nível tem matérias relacionadas ao exercício do ministério. Mas, devido às dificuldades, o ministério exige apenas o básico. Mesmo assim, alguns pastores vinham aceitando que o candidato apenas estivesse matriculado na escola teológica. O problema é que alguns se matriculavam e após a consagração, nunca mais apareciam na escola. Isso além de nos trazer obreiros despreparados, trouxe dificuldades para os nossos seminários, que investiam em instalações e materiais para novos alunos, que desistiam logo em seguida.

4) Deve ser casado e ter uma carta da esposa, atestando a sua conduta cristã. O apostolo Paulo falou que "se alguém não tem cuidado da sua família não pode cuidar da Igreja de Deus." (1 Timóteo 3.5). Há muitos crentes que na Igreja são uma pessoa e em casa são outra. Na Igreja são exemplos de amor e simpatia. Mas, em casa são um terror para a esposa e filhos. Pensando nisso, o Ministério resolveu envolver a esposa na escolha do obreiro, pois, é a pessoa que mais o conhece. Além disso, há esposas que não querem que o esposo seja obreiro e se tornarão uma pedra de tropeço para o ministério dele. Um obreiro precisa ser bem casado.

5) Deve ter o nome limpo na praça. O Ministério pede uma certidão negativa do cartório da cidade onde o candidato a obreiro reside e dos cartórios da região. Se ele tiver problemas com o SPC e SERASA, a sua consagração não é aprovada. É justo que se faça isso, pois, o crente deve ser honesto. Se o obreiro compra e não paga trará problemas e escândalo para a Igreja.

6) Deve ser dizimista. Todo o patrimônio das nossas Igrejas e as despesas de funcionamento destas são pagos com dízimos e ofertas. Seria, portanto, injusto e incoerente, alguém que não contribui exercer cargos na Igreja e usar estes recursos, com os quais ele não concorda.

Estes são os principais requisitos que precisam ser comprovados ao Ministério, para evitar que maus obreiros sejam consagrados. Porém, há muitos outros, que devem ser considerados pelo pastor local, como vida de oração e santidade, frequência regular nos cultos, principalmente na Escola Dominical e cultos de ensino, evidência da chamada de Deus, submissão à liderança da Igreja, etc. 

Para que tenhamos Igrejas sadias e a pregação do Evangelho avance, necessitamos urgente de bons obreiros. Os critérios acima, certamente ajudarão o Ministério a selecionar melhor os seus obreiros. Entretanto, o mais importante é orar, para que o Senhor que conhece os corações, mostre à nossa liderança, quem deve ser consagrado e quem não deve.

Que cada um de nós seja fiel ao Senhor da Seara, pois, o nosso trabalho na obra do Senhor não é em vão.

Pb Weliano Pires

71 comentários:

  1. Sou presbítero da Assembleia de Deus no Estado do Rio de Janeiro, onde congrego um irmão jovem, porém casado mesmo sendo ainda membro comum recebeu uma visita em sua casa de um "pastor" que havia saido nosso ministério como Presbítero porém apareceu na casa desse irmão e o consagrou a presbítero e agora pasto e na nossa reunião foi decididido a não receber como pastor muito menos a tomar posse ao púlpito, o que dizer ?.

    ResponderExcluir
  2. A Igreja está certa em não recebê-lo, pois, a forma que ele foi consagrada, pelo que entendi está errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo ,em número ,género e grau!

      Excluir
    2. Amém 🙏🙏 que permaneça neste critério,este evangelho é fiel e verdadeiro

      Excluir
  3. Um irmão, já tendo todos os requisitos para ser um Diácono e depois sendo consagrado a Presbítero, tem uma vida dentro e fora da igreja irrepreensível, mais não é batizado no Espírito Santo. É um ótimo obreiro, mas gostaria de saber se pode haver algum problema por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Na Assembléia de Deus, desde cooperador, um dos requisitos é que o obreiro seja batizado no Espírito Santo. Entendemos pela Bíblia, que o obreiro deve ser revestido de poder. (Lc 24.49; At 1.8; At 6.3)

      Excluir
  4. Entendo que, biblicamente falando os critérios para estabelecer obreiros nas igrejas estão descritos em 1 Timóteo 3.1-12 e Tito 1.5-9. O que passar disso e invenção humana.

    ResponderExcluir
  5. Um pastor pode consagrar uma diaconiza da sua igreja como pastora sem que ela tenha feito nenhuma preparação como Teologia e curso ministerial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nossa Igreja não existe diaconisa, nem pastora, porque ambos os cargos não existem na Bíblia.

      Excluir
    2. E a recomendação do Apóstolo Paulo sobre a Diaconisa Ferbe ?

      Excluir
    3. Não há diaconisa Bíblia. Usar o texto de Romanos 16 para dizer que Febe era diaconisa, semelhante aos diáconos de Atos 7 seria forçar uma interpretação. Paulo que Febe servia à Igreja e não que era diaconisa. Ela poderia servir como qualquer outra irmã que auxilia nos trabalhos da Igreja. Veja Paulo falou sobre vários requisitos para os bispos, presbíteros, diáconos e sobre as mulheres destes. Mas, não fala nada sobre diaconisa, presbítera ou bispa. Evidentemente porque na Bíblia não existe isso.

      Excluir
    4. Paz do Senhor?! E por que não consagram bispos

      Excluir
    5. Bispo, ancião e pastor na Bíblia são a mesma coisa.

      Excluir
  6. E quando no caso somente o homem é da igreja e o restante da família é católica,ele pode ser consagrado ao presbítero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendemos que não, pois, um dos requisitos para o presbitério é que o obreiro tenha uma esposa temente a Deus, para que possa ajudá-lo no ministério.

      Excluir
  7. Um crente pode ir a presibitero sem antes ser diacono

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.Embora seja recomendável que o presbítero tenha sido diácono para adquirir experiência, na Bíblia não há esta exigência.

      Excluir
  8. Vou mais além disso, tem que seguir todos os critérios, mas não é só isso,a pessoa separada para tal cargo eclesiástico também precisa entender que a igreja não é só, arrumar a igreja, varrer a igreja, lavar a igreja, cuidar da igreja entre outros, vejam diáconos, presbíteros, evangelista e pastores que nunca pegaram numa vassoura pra varrer a porta da igreja.

    ResponderExcluir
  9. Fui consagrado a missionário mais não mim aceitaram na Assembleia como Missionário depois de um tempo 2 meses fui colocado como a segunda pessoa do Pastor da Congregação.
    Isso significa que estou sendo preparado para o presbitério?

    ResponderExcluir
  10. Um jovem de 18 anos dedicado a obra porém não casado e não namora nem nada na Assembleia de Deus, ele pode ser reconhecido como Presbitéro lsendo que ele não e casado mais maneja a Palavra adequadamente!?

    ResponderExcluir
  11. Na AD, a recomendação é que a partir de diácono deve ser casado, para evitar problemas.

    ResponderExcluir
  12. Um diácono, batizado com o Espírito Santo, com um profundo conhecimento bíblico, casado e com um boa conduta diante dos de fora, pode ser consagrado a pastor auxiliar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Tem bons requisitos para pastorear.

      Excluir
    2. bom dia .um dos requisitos ao ministério é ser dizimista ,por favor me esplica se o dizimo é só pra gastos na igreja ou para ajudar ,orfãos ,viuvas e nessecitados . porque só falam que é pra manunteção do templo.

      Excluir
    3. Paz do Senhor meu irmão!
      Quem diz que o dízimo é só para a manutenção do templo, não entendeu nada sobre o assunto. É preciso entender o contexto desde o Antigo Testamento, para saber o que era o dízimo e para que ele se destinava. Vejamos as finalidades do dízimo no Antigo Testamento: O dízimo era uma forma de agradecer a Deus, pois tudo v m dele (Jó 41.11; Sl 24.1); O dízimo também servia para sustentar o templo e cobrir as despesas com mantimento e reformas (Ml 3.10); O dízimo servia para sustentar os sacerdotes e levitas (Nm 18.21-24); O dízimo servia para ajudar aos necessitados. (Dt 14.28,29). Vale lembrar que naquele contexto não havia seguridade social. Sendo assim, viúvas órfãos, deficientes físicos e idosos dependiam totalmente da ajuda para sobreviver. Por isso era extremamente necessário que os administradores do templo os socorressem, com os dízimos e ofertas. No Novo Testamento, não temos a situação era semelhante e havia muitos necessitados. Hoje, a obrigação de amparar estas pessoas em condição de miserabilidade é do estado. Mas, a Igreja também pode e deve ajudar.
      Não temos no Novo Testamento, um mandamento explícito para o dízimo. Jesus não manda explicitamente dar o dízimo. Mas diz que DEVEMOS dizimar, sem omitir as coisas mais importantes da lei, que são a justiça, a misericórdia e a fé (Mt 23.23). Nas Epístolas também não há um mandamento para a Igreja dizimar. Entretanto há os mesmos mesmos princípios e finalidades dos dízimos do Antigo Testamento para a Igreja cumprir:
      Os obreiros devem ser assalariados (Lc 10.5-7; 1 Co 9.14; Gl 6.6; 1 Tm 5.17,18). A Igreja deve fazer missões e suprir os gastos da obra. (1 Co 9.12,13). A Igreja deve ajudar os necessitados. Cada uma deve contribuir de acordo com a sua renda (1 Co 16.2). Não há como a Igreja cumprir estas coisas se não houver contribuições. Há pessoas que acham que não precisa dizimar, apenas ofertar. Mas, ao longo da história da Igreja foi adotado o dízimo como forma de manter a Igreja funcionando, nos mesmos padrões do dízimo no Antigo Testamento. O dízimo não para que sejamos salvos, pois somos salvos pela Graça, mediante a fé em Cristo. Mas o salvo, que não é avarento e quer ver a Obra de Deus crescer dizima e oferta com alegria. Tudo o que temos na Igreja foi adquirido com dízimos e ofertas. Se temos que fazer campanhas para comprar algumas coisas e construir templos, é porque o número de dizimistas ainda é pequeno. Eu já fui tesoureiro e sei que muitos crentes não dizimam, inclusive obreiros. Se todos os crentes dizimassem a Igreja não teria tantas dificuldades financeiras. É preciso deixar claro que apenas o fato de dizimar não garante ao cristão a prosperidade financeira. Mesmo os dizimistas estão sujeitos às crises econômicas e desemprego do país onde vivem. Além disso, é preciso ter uma boa administração financeira para não ir à falência. Veja algumas dicas importantes sobre finanças:
      1.Trabalhe e busque o aperfeiçoamento profissional;
      2. Estude bastante e procure novas alternativas de trabalho;
      3. Nunca gaste tudo o que ganha. É preciso ter reservas para casos de emergência;
      4. Muito cuidado com cartões de créditos e dívidas;
      5. Ajude quem precisa;
      6. Contribua com a obra de Deus.

      Espero ter esclarecido.

      Deus te abençoe!


      Excluir
  13. Paz do Senhor, meu irmão. Eu estou falando do ponto de vista da Assembléia de Deus, Igreja que eu faço parte. Nós cremos na atualidade dos dons espirituais. Se alguém não crer, ou pensa diferente, eu respeito, mas, tem como ser pastor numa Igreja pentecostal.

    ResponderExcluir
  14. É preciso ter filhos para ser pastor na Assembleia de Deus?

    ResponderExcluir
  15. Sou divociado, e a 8 meses conheci, uma mulher divorciada, e batizada a 8 anos, iniciamos, namoro, eu sempre frequentei igreja evangélica, neste namoro, estávamos na carne, ela disse que já era obreira, e tem o Dom de Profetisa. Sempre me disse que ele e eu não estávamos em pecado. Pois nós tornamos uma carne só. Eu sou um Através dela eu me batizei a cerca de 3 meses. Mas não cessamos a carne. Eu tenho pouco conhecimento espiritual. Congregamos na IAPTD. E fizemos um pacto de penitência, para limpeza. Ela quer muito e almeja cargo na igreja. Mas eu tenho dúvidas, quanto a real permissão dentro de um contexto, legal e moral. Sendo ela Divorciada, assim como eu, ainda que pedimos perdão a Deus. E permitido e franqueada esta, esta intenção de ser umas das funções, como; obreira, diaconisa, Profetisa! Na igreja! Por fim aguardando seu parecer, pois posso estar errado. Mas diante do que eu examinei a Bíblia ela não pôde pleitear as intervenções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para analisar o seu caso, é preciso ter mais informações. Você diz que é divorciado e conheceu uma mulher divorciada. O primeiro ponto é saber quando aconteceu o divórcio, se antes ou depois da conversão a Cristo. Isto, porque a Bíblia condena o divórcio e diz que caso ele seja inevitável, os cônjuges não podem casar de novo, exceto, se houve infidelidade conjugal (Mateus 19.1-5; 1 Coríntios 7).
      Eu não conheço a sigla da Igreja que vocês congregam e, portanto, não sei o que eles ensinam. Mas, do ponto de vista bíblico, não há a idéia de "penitência" para limpeza. Quem ensina isso é a Igreja Católica. Os nossos pecados são purificados única e exclusivamente pelo sangue de Jesus.
      Sobre o caso que a sua companheira almeja, do pont de vista bíblico, não existe diaconisa, obreira ou profetiza na Igreja Cristã. Os cargos ministeriais que existem na Bíblia foram dados aos homens: Apóstolos, evangelstas, profetas, presbíteros, diáconos, pastores e mestres. As mulheres são auxiliares dos seus esposos em seus respectivos ministérios.
      Primeiro, é preciso que vocês conversem com o seu pastor sobre a sua situação conjugal.

      Excluir
  16. Em caso de restrição no scp , se for caso por exemplo de falência , irmão tinha uma empresa faliu sujou nome como que fica esse questão ? Atrasa sua separação , ou separa mesmo assim entendo que o irmão está pagando mais conforme suas condições ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que o ministério exige a comprovação de que o obreiro tenha o nome limpo. Mas, nesse caso, eu acredito que o pastor local pode esclarecer o caso junto à liderança da Igreja.

      Excluir
  17. Boa noite pastor.
    Me esclareça uma dúvida,sou obreira da Assembleia de Deus tbm.
    Sobre Orientação de Jesus,irão consagrar,eu e meu esposo ao diaconato,porém meu esposo ainda não e obreiro esse acontecimento pode ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Jesus!
      Eu não sei de qual Ministério da Assembléia de Deus a irmã faz parte. Mas, na Assembléia de Deus que eu faço parte não existe obreira. O diaconato, pela Bíblia é apenas do esposo. A esposa dele o auxilia como companheira.

      Excluir
  18. na minha congregação assembléia de deus ministerio perus, ouve uma consagração de uma irmã a diaconisa, mas a mesma não foi separada como cooperadora pode isto ser possivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada Igreja tem a sua administração. Não é uma regra, a pessoa ter que ser cooperador primeiro, antes de ser diácono. É desejável que isso aconteça, porque teria mais experiência. Mas, nos tempos bíblicos não existia isso.

      Excluir
    2. Siga o nosso blog e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. Deus te abençoe!

      Excluir
  19. Pergunta: "Billy Ghraan, um dos homens que mais ganhou almas para Jesus cerca de três milhões de almas, era batista e não batizado no Espírito Santo". Qual explicação para isso? Porque segundo vocês essa capacitação só vem pelo Batismo no Espirito Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apolo pregou ousadamente o Evangelho,sem conhecer direito quem era Jesus, conhecendo apenas o batismo de João.
      Quem disse que é necessário ser batizado no Espírito Santo foi o próprio Jesus: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24: 49).

      Excluir
  20. Para ser segundo do pastor tem que ser batizado com o espírito santo para ocupar o cargo




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Na Assembléia de Deus, para se exercer qualquer cargo ministerial precisa ser batizado no Espírito Santo.

      Excluir
  21. O que é ser batizado no Espírito Santo?
    Falar em Línguas? 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um revestimento de poder pelo Espírito Santo, que nos dá ousadia e sabedoria para fazer a obra de Deus. O falar em línguas é evidência de que a pessoa batizada no Espírito Santo.

      Excluir
  22. Bom dia! A Paz do Senhor! Sou da Assembleia de Deus, mas não sou batizado com o Espírito Santo. Partindo desse princípio, posso exercer o Ministério de Mestre e ser um professor da Escola Bíblica Dominical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois, o irmão precisará do poder do Espírito Santo para exercer estes ministérios.

      Excluir
  23. De que forma o pastor vai avaliar c o membro é batizado no espírito santo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A evidência física de que alguém foi batizado no Espírito Santo é o falar em línguas. (At 24; A7 10.45,46; At 19.6)

      Excluir
    2. A bíblia diz que ainda que fale em línguas estranhas, profetize e outras coisas mais,se não tiver amor e como o sino que tine,ou seja, só faz barulho. Conheço muitos diáconos, presbíteros e pastores que falam em línguas estranhas durante todo o culto, mas não tem amor e vive usando o púlpito da igreja pra lavar roupa suja, soltando seu veneno contra os irmãos. E ai o nesse caso esse obreiro que deveria ser exemplo e não é ele tem a orientação do Espírito Santo só porque fala em línguas estranhas?

      Excluir
    3. O irmão está confundindo dons espirituais com Fruto do Espírito. São coisas absolutamente diferentes. Eu também conheço diáconos, presbíteros e até pastores que falam em línguas e não tem amor. Eu não estou dizendo que basta a pessoa falar em línguas que está apta para ser um pastor. Há outros requisitos que devem ser levados em consideração. Os crentes de Corinto, por exemplo, falavam em línguas e eram carnais.

      Excluir
  24. Um ex-presidiário q agora é casado, membro, batizado no Espírito Santo pode ser consagrado a obreiro?

    ResponderExcluir
  25. Se não estiver devendo mais nada à justiça, sim. Há muitos obreiros que antes de conhecer a Cristo foram criminosos. Muitos se converteram no presídio.

    ResponderExcluir
  26. Pode um homem torna-se pastor, casado com uma mulher que já foi divorciada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai depender da do motivo que levou a mulher ao divórcio. Se ela foi traída ou abandonada pelo marido,sem que ela o tenha traído, não há problema algum. Mas, se ela abandou o marido e casou com outro, pela Bíblia está vivendo uma relação adúltera. Confira Mateus 19.9; 1 Coríntios 7.10-15.

      Excluir
  27. Meu esposo está para ser reconhecido no ministério como Presbítero, mais tem o nome restrito sendo que estavamos passando algumas dificuldades e recentemente começou trabalhar, a igreja vai cancelar o reconhecimento? Pedi para ele conversar sobre isso com o Pastor pois a Bíblia fala para comunicar aos santos nas suas necessidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, precisa conversar com o pastor da Igreja, pois, cada caso é um caso. Existem pendências que a pessoa não teve culpa ou foram situações de necessidade.

      Excluir
  28. Se um coperador foi separado ao ministério do Diaconato sem ser batizado no espírito santo deve se revogar o ministério dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que seja batizado no Espírito Santo, mas se já foi separado não se deve revogar. Devemos buscar a Deus, para que batizado.

      Excluir
  29. Oi boa noite faço parte da Assembleia de Deus e vi um pastor consagrar um Diácono e em menos de 1 ano consagrou o mesmo em presbítero, é correto ?

    ResponderExcluir
  30. Não é necessariamente o tempo de crente que faz alguém ser experiente. Mas, pelos padrões bíblicos não é prudente alguém tão pouco tempo ser um presbítero. É necessário passar por um período de aprendizado e experiência prática, pois tem coisas que não se aprende apenas na teoria.

    ResponderExcluir
  31. Fui separado como cooperador ano passado,de quanto a quanto tempo leva para ser separado novamente, mas agora para o Diáconato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso varia de um ministério para outro e depende da conduta e preparo do obreiro e da necessidade da Igreja. Alguns demoram mais, outros podem ser mais rápido.

      Excluir
    2. Boa tarde pastor a paz do senhor Jesus moro em Minas gerais eu sou diácono uni agora na assembleia de Deus para mim ser consagrado a presbítero eu tenho de ficar 3 anos no ministério para me ser consagrado

      Excluir
    3. Isso é o recomendável. Mas, pode variar de acordo com o ministério, com a necessidade e o perfil do candidato.

      Excluir
  32. Paz do senhor,então eu durante anos fui mendro da asssebreia de Deus,daí fui em bora da cidade aond eu vivia e passei a congregar em outro ministério ,dai algum tempo depois fui consagrada a Evangelista e gostaria de saber se eu chegar a voltar para a assembleia de Deus eles mi aceitariam como Evangelista sim ou não por causa de eu ter sido consagrada em outra igreja de outro ministério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor. Na Assembléia de Deus, os cargos de evangelista e pastor são cargos convencionais. Então, eles só aceitam se o ministério de onde a pessoa veio for outro ministério da Assembléia de Deus, vinculado à convenção geral. Mesmo assim, é preciso um tempo para avaliar e reconhecer o ministério. Se a pessoa vier de outra Igreja como evangelista ou pastor, a Assembléia de Deus não reconhece. Se for uma pessoa idônea e bem recomendada, eles recebem e depois de um tempo consagram a presbítero, se atender aos requisitos da Igreja listados no texto acima. Eu não entendi direito, quando você disse que foi "consagrada". Se você for mulher, não há evangelistas do sexo feminino, nem pastoras, na Assembléia de Deus que eu faço parte.

      Excluir
  33. Apaz do Senhor jesus meu irmão entendi sim Deus lhe abençoe sempre .Só que nós deveriamos atentar mais para as condiçoes do poximo até dentro da igreja , o irmão sempre foi dizimista fiel e ficou desempregado e a igreja não o ajuda até ele se empregar acho que estamos descumprindo o mandamento do Senhor. Oque o pastor pode me orientar sobre esse fato ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão, a Igreja somos nós e não apenas a liderança. A Igreja tem a obrigação de socorrer, na medida do possível, os seus necessitados. Entretanto, precisamos abandonar a idéia de que o dízimo é uma espécie de seguro desemprego, ou previdência social, que nós contribuímos, para termos uma assistência quando estivermos desempregados, doentes ou idosos. Os dízimos e ofertas são contribuições que fazemos para manter o funcionamento da Igreja em todas as áreas: evangelização, assistência social, construções, sustento dos obreiros que se dedicam integralmente à obra, etc. Então, não é porque alguém é um dizimista que a Igreja tem a obrigação de ajudar, mesmo que não tenha condições. O fato de um necessitado não ser dizimista, não pode ser usado como desculpa para não socorrê-lo.

      Excluir
  34. Um pastor presidente em pecado de adultério (encoberto) consagrou alguns obreiros, depois que foi descoberto. Essa consagração ainda é válida!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porque a ordenação vem de Deus. Naquele momento, o líder ocupava a função que o Senhor lhe confiou. Se ele estava em pecado, o problema é entre ele e Deus.

      Excluir

CÉU: O ALVO DE TODO CRISTÃO

(Comentário do 1º tópico da LIÇÃO 03: O CÉU - O DESTINO DO CRISTÃO)   Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, veremos que o Céu é o alvo de to...