07 janeiro 2016

O que é o pecado de rebelião?

O pecado da rebelião é uma oposição direta a Deus e à sua Palavra, ou a alguém que Ele escolheu para liderar o seu povo. A primeira rebelião aconteceu no céu, quando um querubim quis ser igual a Deus e juntou a si uma terça parte dos anjos, numa atitude de insubordinação a Deus. Depois, vieram outras rebeliões como a de Cam, contra o seu pai Noé; a de Mirian e Arão contra Moisés; a de Coré, Datã e Abirão contra Moisés; a de Saul contra Deus; a de Absalão contra Davi; etc.

A rebelião é um pecado grave, comparado à feitiçaria. No Antigo Testamento, os que se rebelaram foram amaldiçoados ou morreram.

O problema é que na atualidade, muitos confundem defesa da fé, pregar contra o pecado, ou contestar abusos de autoridade na Igreja, com rebelião. São coisas totalmente distintas. Nenhuma autoridade secular ou espiritual é infalível ou inquestionável. 

A rebelião é eu contestar a existência da liderança. Contestar os seus erros e abusos não é rebelião. Jesus, por exemplo, dedicou o capítulo 23 de Mateus para condenar a liderança espiritual dos Escribas e Fariseus, com duras palavras. 

João Batista chamou os Escribas e Fariseus de 'raça de víboras' e repreendeu o Rei Herodes, por causa do adultério com a sua cunhada, Herodias. 

Pedro disse aos Principais Sacerdotes e Anciãos do povo, que era mais importante obedecer a Deus do que a eles.

Os crentes de Beréia ouviram o apóstolo Paulo pregar e foram conferir nas Escrituras, se o que ele estava pregando estava correto. Por isso, foram chamados de nobres.

Paulo repreendeu a Pedro, quando em Antioquia, Pedro se afastou dos gentios para não ficar mal com os Judeus. Paulo falou que ele se tornara repreensível. Em outros textos, tanto Paulo, como Pedro e João falaram para combater os falsos ensinos.

Em sua Epístola, Judas falou para batalhamos pela fé que uma vez foi dada aos santos. Ou seja, devemos defender a verdade bíblica, que isso não é rebelião.

Portanto, se alguém está liderando a Igreja conforme manda a Bíblia e nós ficarmos contra a sua liderança ou quisermos tomar o lugar dele, estamos em pecado de rebelião. Porém, se a pessoa é líder da Igreja e prega heresias ou contraria a Verdade bíblica, quem está sendo rebelde é ele.

Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESPÍRITO SANTO CAPACITANDO AS TESTEMUNHAS

(Comentário do 2º tópico da LIÇÃO 13: O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, falaremos da capacitação do...