20 janeiro 2012

PLANO REAL: O MAIS BEM-SUCEDIDO DE TODOS

O programa brasileiro de estabilização econômica é considerado o mais bem-sucedido de todos os planos lançados nos últimos anos para combater casos de inflação crônica. Combinaram-se condições políticas, históricas e econômicas para permitir que o Governo brasileiro lançasse, ainda no final de 1993, as bases de um programa de longo prazo. Organizado em etapas, o plano resultaria no fim de quase três décadas de inflação elevada e na substituição da antiga moeda pelo Real, a partir de primeiro de julho de 1994.
A partir daí, a inflação foi dominada sem congelamentos de preços, confisco de depósitos bancários ou outros artificialismos da heterodoxia econômica. Em conseqüência do fim da inflação, a economia brasileira voltou a crescer rapidamente, obrigando o Ministério da Fazenda a optar por uma política de restrição à expansão da moeda e do crédito, de forma a garantir que, na etapa seguinte, o Brasil possa registrar taxas de crescimento econômico auto-sustentáveis, viabilizando a retomada do crescimento com distribuição da renda.
Nas páginas seguintes você encontra um resumo dos antecedentes históricos que levaram o Governo Federal a editar, no final de junho de 1994, o conjunto de medidas econômicas que ficariam conhecidas como Plano Real. Você pode acessar essa retrospectiva na opção Histórico, que contém o texto original da Exposição de Motivos que o então ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, encaminhou ao então presidente da República, Itamar Franco.
Você pode acessar também as Medidas Recentes tomadas pelo Governo Federal, dando continuidade ao programa de estabilização da economia brasileira.
Nesta área você encontra também uma exposição de slides com os resultados atualizados até maio de 1997 e as tendências da economia brasileira, denominado A economia brasileira: o desafio da estabilidade e do crescimento sustentado. Se preferir você pode fazer o download deste material e utilizá-lo, desde que cite a fonte.
Finalmente, você encontra nesta seção uma área específica para os resultados do Plano Real onde são apresentados os números referentes à inflação, às políticas monetária, fiscal e cambial e ao desempenho da economia brasileira na vigência do plano de estabilização:
• Balanço dos 7 anos do Real
• Balanço dos 6 anos do Real
• 5 anos do Real: estabilidade e crescimento
• Real: quatro anos que mudaram o Brasil
• Doze meses do Plano Real
• Vinte meses do Plano Real
• Vinte e dois meses do Plano Real
• Vinte e quatro meses do Plano Real
• Vinte e seis meses do Plano Real
Fonte: http://www.fazenda.gov.br/portugues/real/planreal.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAZENDO A CAMINHADA COM PRUDÊNCIA E SABEDORIA

(Comentário do 2º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada) Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico , veremos que nossa caminhada deve ...